O erro de Laporta

à(s) 02:09

segunda-feira, 20 de julho de 2009


Foi no início de Junho, já lá vai cerca de um mês e meio, que Joan Laporta, presidente do Barcelona, equipa que dizimou toda e qualquer concorrência na época passada, veio a público lançar as primeiras críticas à pretensa política do Real Madrid. Ainda não se adivinhavam os valores envolvidos nas contratações de Kaká, Ronaldo ou Benzema já Laporta se afirmara contra o regresso aos Galácticos, falando numa perspectiva de mercado.

A verdade é que ao longo deste período de tempo, as declarações do presidente do Barça sobre este assunto não foram escassas. A meu ver absolutamente desnecessárias, até porque quem partia estratosfericamente na frente seria a sua equipa, e quem teria de se preocupar seriam os madridistas e demais competidores dos culés. Na cabeça do máximo responsável catalão provavelmente assim não será, e após as inúmeras investidas a favor do equilíbrio financeiro do mercado, Laporta faz aquilo que considero ser um grande erro.
Percebo o seu incómodo pelos holofotes da pré-época estarem todos virados para Madrid, deixando Barcelona quase 'às moscas', algo impensável para quem ganhou (bem) tudo aquilo que havia para ganhar. Mas o presidente dos catalães deveria perceber que campeonatos não se vencem nesta altura do ano, e não devia tentar competir com o Real Madrid em algo que simplesmente não consegue. A política financeira e o impacto no mercado.

Tudo isto devido ao negócio cada vez mais iminente com o Inter. Para ter o impactante Zlatan Ibrahimovic no seu plantel, saem para o Inter (agora transformado pelo Barcelona num grande candidato à conquista da Liga dos Campeões) Samuel Etoo, Aleksandr Hleb e 40 milhões de euros, quantia que vai permitir a José Mourinho dar os últimos retoques ao seu plantel. Algo impensável para o português há um mês atrás, quando supostamente teria de fazer uma grande ginástica para montar uma equipa que lhe desse mais garantias que a anterior.
Simultaneamente, os de Milão perdem o fantástico Ibrahimovic, mas ganham Etoo que será à partida garantia de tantos ou mais golos que o sueco, e de superior trabalho de equipa, algo que encaixa muito bem na matriz dos interistas. Ganham Hleb, um médio ofensivo capaz de fazer ligação entre o meio campo e o ataque, algo que faltou tantas vezes a José Mourinho na época passada. E ganham ainda 40 milhões de euros, parte dos quais concerteza será investida no reforço criterioso de uma ou duas posições em falta.

O Barça, por sua vez, ao mesmo tempo que fortalece o Inter, perde 40 milhões de euros, perde o segundo melhor marcador do campeonato espanhol com uma marca superior a 30 golos. Perde o bielorusso Hleb, que obviamente não tendo lugar na equipa titular, foi sempre um jogador importante para determinados momentos. O que ganha? É verdade, chega Zlatan Ibrahimovic, jogador fantástico, capaz de decidir jogos, capaz de fazer coisas inimagináveis com Messi, Xavi ou Iniesta. Ganha no facto de Etoo, incompatibilizado com Guardiola, sair no seu último ano de contrato. Mas sem o camaronês faltará acredito, alguma objectividade ao último terço do futebol da equipa. E depois a já referida questão 'Inter'.
Não teria sido uma manobra mais produtiva ter contratado Villa ao Valência e ter deixado sair Etoo para os referidos pela imprensa como interessados no camaronês, Milan, Liverpool, United ou City? Questões que a época se encarregará de responder.

Nota: Este artigo está longe de pretender por em causa o valor de Ibrahimovic. O sueco será provavelmente o melhor avançado do mundo, ou no mínimo está no lote dos melhores juntamente com Villa, Torres, Etoo, Rooney, Adebayor, Benzema e Drogba. Sorte de quem o puder treinar. A questão, centra-se mais numa perspectiva de mercado, de adaptação às futuras equipas e no facto de a diferença entre Etoo e Ibrahimovic ser muito inferior à que este negócio faz transparecer.

7 comentários:

DemiGod disse...

Concordo plenamente com a tua opinião, aliás como deixei transparecer num outro fórum sobre futebol. Ibrahimovic poderá render no Barça muito menos que o Eto'o no Inter! O Eto'o foi só o melhor marcador da liga espanhola! A ver vamos se este negócio se concretiza.

Já agora, podes por favor adicionar o meu blogue (caso aches piada, claro, é um blog humorístico sobre futebol) à tua lista de blogues (como fiz com o teu)? O URL é:

http://portal-futebol.blogspot.com/

Por favor visita! Obrigado e cumprimentos.

Martins disse...

O melhor marcador não foi etoo, foi forlan. Mas não acho que exista uma diferença tão grande (em $$$) entre ibrahimovic e etto. Pelo menos, comparando a qualidade e rendimento dos 2.
No entanto, a situação contratual de etoo (termina no final desta época o contrato) funciona como factor de desvalorização do camaronês, para além de não ser um bem amado de guardiola.

Saudações

Boatador disse...

Tens "fontes seguras" no mundo do futebol? Tens imaginação e sentido de humor?
Vem participar nos boatosdofutebol.blogspot.com
Porque o futebol também é para rir.

primeiraliga disse...

http://www.primeiraliga.com/pl/

Sidney - Brasil disse...

Caramba cara, os comentários somente são outros blogs fazendo propaganda, vamos ser mais criativos, o ser humanos gosta de sensacionalismo, abrir um blog e ficar a babar ovos por um clube, ninguem gosta disto, mude, crie, descubra os podres dos clubes, lance na internet que verás a diferença.

"O Conspirador" disse...

Gostei muito do teu blog e adorei a tua crónica, embora discorde. Penso que Ibrahimovic vai valer o esforço financeiro do Barça.A ver vamos...

Deseja fazer parceria? O meu blog é: http://conspiracoesetal.blogspot.com/

Contacte a dizer se aceita a proposta! :)

Leão da Madeira disse...

visitem o meu novo blog:




http://chutosnarapaqueca.blogspot.com