Belluschi, Mati Fernandez e...Reyes

à(s) 03:03

quinta-feira, 9 de julho de 2009


O defeso está ainda em fase de 'banho maria', à porta do mês previsivelmente escaldante de Agosto. Os treinadores estão cada vez mais mentalizados para a impossibilidade de fazer estágios com os plantéis fechados, porque os melhores negócios surgem regra geral no oitavo mês do ano, quando os clubes vendedores vêem o tempo a escassear para reequilibrar orçamentos e os clubes compradores cometem algumas megalomanias.
Apesar de tudo nos três grandes houve já movimentações interessantes. O Porto após uma preparação do seu plantel para a futura regra dos 6+5 vive actualmente o período habitual de procurar substitutos à altura dos jogadores que saem e fizeram grandes carreiras no Dragão. O Sporting mantendo a tradição recente de mexer pouco busca previsivelmente apenas um companheiro de peso para o 'levezinho' e quiçá mais uma alternativa no meio-campo. O Benfica procura mais um avançado, ao mesmo tempo que deixa em stand-by as questões de Reyes e da baliza. Neste sentido há três jogadores que podem ser fulcrais para as suas equipas.

Fernando Belluschi, prestes a completar 26 anos, é um jogador que não terá no Porto a sua primeira experiência europeia. Após ser uma das constantes revelações do River Plate, chegou ao Olympiakos onde, mesmo ligeiramente abaixo das performances nos 'milionarios', fez um campeonato grego bom, o mesmo no que diz respeito à Taça UEFA. Dele se espera que substitua Lucho, mas como aqui referi aquando da saída do argentino, não há jogador semelhante a 'El Comandante' ao alcance do Porto. Jesualdo terá de alterar parcialmente o modelo até porque Belluschi tem características diferentes de Lucho.
Do novo reforço do Porto espera-se que tenha um peso mais decisivo no último terço do terreno, funcionando como uma espécie de segundo avançado, e garantindo, penso, uma boa média de golos por época. Capaz no um para um, com capacidade técnica elevada, forte a aparecer no espaço e portador de um bom remate, Belluschi é no entanto ainda menos jogador que Lucho. Não terá, pelo menos inicialmente, um peso semelhante na equipa, nem sequer será tão influente na construção de jogo, possibilitando provavelmente a Raul Meireles ou mesmo a Cristian Rodriguez um papel ainda mais influente na equipa. Apesar de tudo, o Porto minimizou os danos da saída de Lucho com aquele que acredito terá sido um excelente reforço.

O chileno Matias Fernandez é mais um produto daquilo que de bom o Chile tem feito ao nível das camadas jovens, e tem sido muito. O Villarreal, fazendo jus ao estatuto (a par da Udinese) do clube europeu que melhor recruta nos clubes com exposição menor na América do Sul, esteve atento à evolução do craque e resgatou-o. Se a primeira época foi feita dentro das expectativas, num processo de adaptação europeia, ao mesmo tempo que demonstrava pormenores que aguçavam a curiosidade dos adeptos, a segunda foi diferente. Esperava-se a afirmação, mas alguma indisciplina táctica no rigoroso 4x4x2 do Villarreal, levaram Pelegrini a apostar de forma preferencial no experiente Ibazaga.
A saída do treinador para o Real, e as consequentes indefenições em torno do novo sistema táctico fazem-me questionar largamente a venda do chileno, mas certo de que se tratou de um fantástico negócio para o Sporting. No vértice ofensivo do losango, 'Matigol' trará a capacidade de desequilibrar que os leões raramente tiveram com Romagnoli e que terão impedido o modelo de Paulo Bento de evoluir para um patamar superior. Depois da saída de Quaresma e Ronaldo, não tenho dúvida que Mati Fernandez é o jogador tecnicamente mais evoluído que passou pelo Sporting, e tratando-se certamente de uma excelente adição ao nosso campeonato, será interessante verificar como se adaptará às exigências de Paulo Bento. Acredito que bem.

O futebol fora das quatro linhas foi e sempre será mais difícil de perceber que o jogado na relva. O 'caso' Reyes enquadra-se nesta premissa. Ao espanhol não há apreciador de futebol que negue qualidade. Justificadamente pode muitas vezes apontar-se alguma falta de entrega, algo que com Jesus muito provavelmente ficaria fora do campo. Mas é indiscutivel que Reyes foi um dos melhores jogadores do Benfica na época passada, dotando a equipa de um toque de classe, de uma capacidade de transição e de bola parada muito elevadas.
Quando se aponta insistentemente para o interesse do Benfica num avançado, quando tem já no plantel Cardozo, Nuno Gomes, Saviola, Mantorras e potencialmente Nelson Oliveira (mesmo Di Maria pode desempenhar essas funções num sistema com dois homens na frente), quando vêm a publico os valores potencialmente envolvidos na transacção de Reyes e os valores ainda disponiveis pelo Benfica para o reforço do plantel, quando se assume o interesse no espanhol, quando o jogador assume a preferência pela clube e quando o Atlético assume estar vendedor, é difícil perceber que o jogador não esteja já na Suiça com os encarnados.
Mais ainda, Jorge Jesus referiu recentemente que privilegia jogadores polivalentes e vejo Reyes a desempenhar funções no vértice esquerdo e ofensivo do losango do meio-campo e ainda a poder actuar como segundo avançado - foi nesta posição que o espanhol teve as melhores épocas da sua carreira, no Sevilla e Arsenal.
Esta série de factores estranhos pode fazer com que o Benfica perca aquele que seria um jogador importante. Ou então esta não passa de uma estratégia (arriscada) de Rui Costa baixar o preço do atleta. Só o tempo dirá. Segue o defeso.

1 comentários:

futeboldatreta disse...

Não sei porquê, mas tenho uma grande fezada neste Matías!