A Champions, jogo a jogo

à(s) 03:05

terça-feira, 10 de março de 2009


Amanhã joga-se a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ainda com a presença de dois clubes portugueses. Parece-me acertado dizer que a partir desta fase se quebra uma espécie de barreira psicológica (que por exemplo duas boas equipas como são Porto e Lyon não têm conseguido ultrapassar), e se começam a definir os maiores candidatos à vitória final. Tendo sempre presente que, nas competições de top, os vencedores decidem-se em pormenores. Vamos à análise dos jogos.

Bayern x Sporting
- Este é de todos os oito jogos, aquele que, futebolisticamente, terá menos interesse à partida. A eliminatória está totalmente decidida e ambos os treinadores farão uma gestão dos plantéis, tendo em vista o resto da época.
Se Paulo Bento e o Sporting pretendem recuperar a boa imagem que tem deixado na prova, o Bayern naturalmente pretende voltar a fazer vincar a sua superioridade. Apesar de tudo, parece-me que será um jogo com poucos (ou mesmo nenhum) golos e jogado em ritmo baixo. As ausências de Toni, Ribery ou Liedson empobrecem um pouco a partida, mas haverá sempre curiosidade em acompanhar os desempenhos de Podolski ou Klose no Bayern e Veloso ou Vukcevic no Sporting.

Porto x Atlético Madrid - O jogo da primeira mão foi de certa forma revelador. Mostrou-nos um Porto europeu de muito bom nível e uns colchoneros abaixo do que seria de esperar. Pelo que se viu há quinze dias atrás e pela vantagem já adquirida na eliminatória, o favoritismo está do lado dos dragões.
Convém no entanto, ter presentes duas ou três coisas. Primeiro, a este nível, e a não ser que aconteçam resultados atípicos como o de Alvalade, não se pode dar nada como garantido. Depois, não esquecer que o Atlético é uma excelente equipa. Que ao contrário do que se tem dito, é bastante mais forte em casa do que fora. Mas, não deve haver dúvidas que mesmo jogando no Porto, esta equipa vai ser mais forte que o da primeira mão (viu-se o seu verdadeiro valor nas últimas partidas, com Barcelona e Real Madrid).
O Porto geneticamente tem mais dificuldades em casa, mas o facto de não necessitar de assumir as despesas do jogo, dará algum conforto a Jesualdo Ferreira pra que possa jogar o jogo do gato e do rato. Golos em perspectiva e curiosidade para seguir Hulk e Lisandro, Aguero e Simão.

Panathinaikos x Villarreal - Na Grécia joga-se o 'parente pobre' desta eliminatória. O Panathinaikos conquistou um bom resultado fora de casa, e perante o seu público costuma ser temível. Contudo, o Villarreal tem mais jogadores capazes de fazer a diferença, muito embora no futebol isso não seja, garantidamente, sinónimo de sucesso. Mais um jogo bem disputado, com bastante equilíbrio e quem sabe, com mais do que 90 minutos para disputar. Será interessante seguir Karagounis e Mantzios, Giuseppe Rossi e Santi Cazorla.

Juventus x Chelsea - Os blues conquistaram um muito bom resultado em casa (1x0) e seguem imparáveis sob o comando de Hiddink - 5 jogos, 5 vitórias. Contudo, o Chelsea não terá uma tarefa fácil em Turim. A Juventus tem sido fortíssima em casa, e do que acontecer na primeira meia hora de jogo, dependerá grande parte da resolução da eliminatória.
É certo que o Chelsea tem jogadores para marcar em Itália, mas os comandados de Claudio Ranieri são um conjunto muito disciplinado, tipicamente italiano. Prevejo um grande equilíbrio, e mesmo que uma vantagem importante esteja do lado do Chelsea, não consigo adiantar um vencedor. Trezeguet e Del Piero, Drogba e Lampard serão os homens da bola. Muito embora seja de registar o provável regresso de Essien.

Liverpool x Real Madrid - O Liverpool de Benitez é uma equipa talhada para a Europa. No início da época pensou-se que tal facto pudesse ser diferente, mas o tempo e o Manchester Utd encarregarem-se de por as coisas no seu devido lugar. Os reds conquistaram uma importantíssima vitória em Madrid, mas a eliminatória está longe de estar resolvida.
O Real Madrid, contando com jogadores como Marcelo, Sneijder, Robben ou Higuain é uma equipa fortíssima no contra ataque, e mesmo jogando no Inferno de Anfield frente ao esquadrão de Gerrard, não tem a eliminatória perdida. Um jogo previsivelmente fechado, e tal como disse Cannavarro, a ser decidido em detalhes. A vantagem está do lado do Liverpool, mas tenho curiosidade em saber quem será mais decisivo: se Gerrard e Torres, se Robben e Raul.

Manchester Utd x Inter - Os oitavos de final da prova trouxeram-nos confrontos muito interessantes. Mas este, talvez seja o maior de todos. Olhando para o resultado da primeira mão, talvez haja tendência a desmentir estas palavras, mas o score é enganador. O Manchester comprovou porque é para mim a melhor equipa do Mundo, e a resposta do Inter não foi tão débil como se pode fazer crer.
A equipa de Mourinho, tendo em conta as suas características, conseguiu um resultado positivo e vai defender o resultado a Manchester, tentando aproveitar um contra ataque ou uma bola parada. Será muito difícil para o United se sofrer um golo, muito embora a equipa seja fortíssima ofensivamente. Um jogo muito emotivo em perspectiva, e muito embora dê o favoritismo aos homens de Alex Ferguson por de facto formarem um melhor conjunto, é preciso não esquecer que José Mourinho é mestre nestes jogos. Ronaldo e Berbatov, Ibrahimovic e Cambiasso, confronto de grandes jogadores.

Roma x Arsenal - Em Londres, um penalty de Van Persie decidiu um jogo onde o Arsenal foi claramente superior. A equipa de Wenger não perde para qualquer competição desde a derrota no Dragão, e mesmo com uma razia ofensiva (que tem obrigado Wenger a fazer alinhar Bendtner em alguns jogos) tem mantido uma consistência defensiva excelente. Acredito que se passar em Roma, com os regressos à equipa de Adebayor, Eduardo, Walcott e Fabregas, o Arsenal está no top 3 dos candidatos ao troféu.
Pra isso, como disse, é preciso passar a Roma. O Arsenal conquistou o mesmo resultado que o Chelsea (1x0), tendo como adversários duas equipas italianas. A juventude da equipa torna esta premissa um pouco mais imprevisível, mas parece-me que não passará tantas dificuldades como os blues. A Roma de Spalletti tem estado nesta época uns furos abaixo do que nos habituou, e nunca se conseguiu refazer completamente da saída de Mancini (que curiosamente nem joga no Inter) e consequente ajuste de modelo. Acredito que este jogo vá primar pelo equilíbrio, e que as grandes decisões passem pelos pés de Totti e Julio Batista, Nasri e Van Persie.

Barcelona x Lyon - O Barcelona está a tirar um pouco o pé do acelerador e no Stade de Gerland o Lyon até foi melhor, mas o resultado final foi de 1x1. Tal como referi na introdução do post, o melhor Lyon tem a barreira psicológica dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e não me parece que esta época a vá ultrapassar. Desta vez mais por impotência, porque mesmo que este não seja claramente um Lyon ao nível das últimas épocas, tem pela frente um gigante Barcelona que em Camp Nou, concerteza fará valer o seu favoritismo.
Contudo, este deve ser um jogo aberto, interessante e com golos. Ou não estivessem em campo, por exemplo, Messi e Xavi, Juninho e Benzema.

4 comentários:

David disse...

Olá José! Parabéns por este espaço! Descobriu-o há pouco tempo, mas tenho passado por aqui frequentemente e é notória a qualidade dos textos, a tua paixão pelo futebol e os teus conhecimentos. Continuação de bom trabalho!

Em relação à champions, tal como na primeira mão, vou estar particularmente atento aos confrontos entre Liverpool e Real Madrid e Man Utd e Inter. Estes jogos são os cabeças de cartaz desta eliminatória e acredito que ainda nos reservam muito espectáculo. Torço pelo Man Utd e pelo Real Madrid, mas os resultados são de todo imprevisíveis. Em Anfield Road vamos ter a segunda parte do confronto entre dois monstros da história do futebol. O Liverpool é favorito pelo resultado da primeira mão, mas o Real Madrid em dia sim tem mais do que equipa para este Liverpool. Torço especialmente pelo Raul, uma lenda do futebol moderno. Não me importava nada que ele ganhasse outra champions para terminar a carreira em grande, depois de ter sido, injustamente, deixado de fora do Euro2008. Em Old Trafford temos o futebol total do Man Utd, quanto a mim a melhor equipa da Europa desde há um par de anos, contra o futebol táctico do Mourinho. O Man Utd é melhor e provou-o em Itália, mas se voltar a desperdiçar as oportunidades de golo, isso vai custar-lhes caro!

José Lemos disse...

David,
muito obrigado. Acredita que são estes comentários (principalmente quando vêm como alguém que como tu, que aparentemente domina bem o tema) que me dão ainda mais força para continuar a escrever.

Partilho a 100% da tua análise técnica.
Em relação às preferências, sem dúvida que Raul tem uma carreira que merece todos os títulos, mas no futebol, o justo vencedor é aquele que no fim consegue levantar o troféu. Especialmente na Champions.

abraço

Bruno Pinto disse...

José,

Quatro jogos já se realizaram. O Sporting foi novamente goleado e humilhado, desta vez com um resultado ainda mais pesado (7-1). É inaceitável um comportamento destes numa montra europeia e a equipa, com Paulo Bento à cabeça, deve assumir as suas responsabilidades. Mau demais para ser verdade. Isto só envergonha o futebol português e se, em Alvalade, se pôde falar de um dia mau que acontece a todos, desta feita em Munique sofrer nova goleada é inacreditável e vergonhoso. O Sporting não tem estofo para uma competição desta exigência e o Paulo Bento foi completamente incompetente em ambas as partidas. Não sou sportinguista, mas custa-me ver um clube maltratar o nome do futebol português desta maneira.

De resto, o Real Madrid foi eliminado, sofrendo, também ele, um 'score' volumoso em Anfield Road. A eliminatória estava em aberto, embora se sentisse que o Liverpool estava bem mais perto de passar. A surpresa foram mesmo os números dilatados e a total incapacidade do Real em responder aos ingleses com algo de positivo. Este Liverpool de Benítez está mesmo talhado para este tipo de competição. De resto, o Juventus-Chelsea, que foi o jogo que escolhi ver com mais atenção, ditou o apuramento dos londrinos. Pela superioridade demonstrada na 1ª parte e pela capacidade de luta na 2ª, julgo que a Juventus merecia algo mais. No entanto, o Chelsea denotou um espírito matador, que normalmente se reconhece às equipas italianas, e tem de se lhe dar mérito por isso. A entrada do talento Giovinco ainda agitou o jogo, mas não chegou... O Villarreal foi a Atenas mostrar que tem melhor equipa e passou.

Para amanhã, vou ao Dragão e por isso não poderei seguir o inolvidável, espero, Man.United-Inter. Continuo a apostar no Inter para campeão europeu e, portanto, aposto na sua passagem. Todavia, será um jogo de tripla, pois a força atacante do United pode fazer mossa a qualquer altura. Estou dividido e, passe quem passar, ficarei feliz, seja por Mourinho e Figo, seja por Ronaldo e Nani.

No Dragão, espero a passagem do FC Porto. Será, ainda assim, um jogo muito traiçoeiro, dado que o ataque do Atlético é muito forte. Só que a defesa também é vulnerável, o que poderá favorecer o trio ofensivo portista. O Atlético terá de marcar pelo menos um golo e não poderá jogar demasiado na expectativa. Isso poderá favorecer as transições ofensivas supersónicas de Hulk e Rodríguez. Será um duelo estratégico extremamente interessante, mas estou confiante que o FC Porto levará a melhor.

Nos restantes dois encontros, aposto na passagem de Barcelona e Arsenal.

José Lemos disse...

Bruno,
é de facto uma boa análise. Discordo apenas no vencedor do jogo de Manchester, aposto mais na equipa de Ferguson muito embora o Inter tenha capacidade para, depois de muito sofrer, sair de lá com a passagem. Vamos ver.

Em relação a hoje, também não esperava uma resposta tão débil do Real Madrid, nem um Liverpool tão forte.
Quanto ao Sporting uma equipa que em quatros jogos com Barcelona e Bayern sofre 20 golos, está tudo dito.
Aplaudo o Bayern, porque mesmo depois de ter a eliminatória completamente ganha, manteve sempre uma mentalidade vencedora e competitiva.