Uma final antecipada

à(s) 16:57

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009


É hoje. Quando as bolas do sorteio da Liga dos Campeões designaram em sorte o confronto entre Inter e Manchester Utd, o mundo do futebol entrou numa contagem decrescente para este dia. O dia em que se confrontam, primeiramente no Giuseppe Meazza, os dois melhores treinadores das suas gerações, juntando mais um capítulo a um 'duelo' onde Mourinho tem levado a melhor. No campo, defrontam-se Ronaldo e Ibrahimovic, que juntamente com Messi, Gerrard e Ronaldinho formam o quinteto de luxo dos que mais gosto de ver jogar.

Digam o que disserem esta é uma final antecipada. O Barcelona ficou desta vez de fora, porque em campo só cabem duas equipas. O futebol é pródigo em surpresas, mas não estarei longe da verdade se disser que o vencedor deste duelo tem grandes probabilidades de jogar com os culés, se não antes, na final. E só lamento que um destes gigantes tenha de ficar de fora tão cedo.
Provavelmente dir-me-ão que o Inter não pratica um futebol espectacular, nem sequer fez uma boa fase de grupos. É de facto verdade. Mas não tenho qualquer dúvida que a equipa de Mourinho se agiganta neste tipo de confrontos. Onde o seu cariz motivacional é de forma mestra, canalizado pelo treinador português. E depois não esquecer duas coisas: a primeira, o meio-campo do Inter, constituído por Zanetti, Cambiasso, Muntari e Stankovic, tendencialmente controlador, algo muito importante nestas competições. E depois, é indesmentível quando se afirma que as equipas de Mourinho estão sempre um passo mais perto da vitória que o adversário.
Mas do outro lado está o Manchester Utd. Esta época tem-se falado muito, e bem, no Barcelona. No entanto, continuo a considerar os reds, a melhor equipa da actualidade. Por duas razões: consegue estar praticamente ao nível do Barcelona em espectacularidade, consegue estar praticamente ao nível do Inter em termos de controlo do jogo. É uma equipa que consegue apresentar duas faces distintas, sem nunca perder a sua matriz. Completíssimos a todos os níveis. Hoje veremos um Manchester mais contido, não sei se com Giggs até no lugar habitual de Berbatov. Em Old Trafford veremos uma equipa avassaladora. Este é o seu equilíbrio quase perfeito.

Também por isso, dou ligeira vantagem à equipa de Alex Ferguson. Mas hoje não há Vidic. E Evans está debilitado fisicamente. Deve aparecer O'Shea ao lado de Ferdinand. O que frente a Ibrahimovic e Adriano pode ser complicado. De uma coisa não existem dúvidas: será um grande, grande jogo. Mesmo que em repetição, divirtam-se!

15 comentários:

Miguel Nunes disse...

q grande, grande jogo.

Aponto o MU como favorito. Se bem q c algumas lesoes mt importantes, isso pode mudar.

Anónimo disse...

so falta dizer que quem ganhar é campeao! ainda nao percebi isso de finais antecipadas.

José Lemos disse...

anónimo,
quem ganha, passa aos quartos de final.


final antecipada é quando duas equipas consideradas das principais favoritas ao troféu, se defrontam antes da final.

Espero ter ajudado.

dragao vila pouca disse...

Eu, como já deve ter reparado, tenho passado e comentado, mas vou deixar de fazê-lo. Dar destaque ao Inter-Manchester num dia que joga em Madrid, o campeão português é extraordinário e revelador.

Fique bem

José Lemos disse...

Caro dragao vila pouca,

Obviamente que reparo. Tanto, que o tinha como pessoa mais sensata. Agora nem tanto.

Concerteza estará a confundir o blog com qualquer orgão de comunicação social, com critérios editoriais definidos, estandardizados e direccionados para vendas.

A razão pela qual eu gosto e escrevo no meu blog, é que para além de futebol, não sou obrigado a nada.

E ontem, apeteceu-me escrever sobre o Inter x Man Utd. É mesmo isso, apeteceu-me!
Além de tudo, não me verá falar sobre o Sporting x Bayern, não me viu antecipar o Braga x Standard, não me viu antecipar o Porto x Arsenal, o Sporting x Basileia.
Não me viu falar de qualquer jogo do Benfica na UEFA à excepção do Olympiakos. Tal como do Braga à excepção de San Siro.

O curioso é que só o vi indignar-se hoje. Porque será? Não sei. Mas se quiser, posso abrir sondagens a perguntar aos leitores, sobre que tema querem que fale.

Pensei que já tinha percebido a essência do Futebol Total. Lamento.

Cumprimentos.

José Lemos disse...

Ps:_ você parece (exceptuando os insultos) um outro leitor que me enviou dois ou três impropérios para o email, chamando-me de 'tripeiro do ...', por eu ter feito uma espécie de previsão ao PortoxBenfica e não ter feito o mesmo no Sporting x Benfica. Enfim, são 'formas de pensar' ...

Bruno Pinto disse...

José Lemos,

Antes de mais, parabéns pelo blog, que não conhecia, mas que gostei bastante. Um blog pessoal é isto mesmo, falar do que nos apetece, quando nos apetece.

Quanto ao conteúdo do post, de facto, este jogo poderia claramente ser a final da Champions, dada a enormíssima valia das duas equipas. O jogo deu empate a zero e está tudo em aberto. Não vi o jogo, com muita pena minha, pois estava a seguir o meu clube, como é lógico, contra o Atlético Madrid, mas consta que o United foi bastante superior na 1ª parte, com uma grande exibição de Cristiano Ronaldo, ao que o Inter respondeu com um melhor desempenho nos segundos 45 minutos.

Eu estou algo dividido, pois aprecio Ronaldo e Mourinho e torço pelo sucesso dos portugueses lá fora, mas aposto na passagem do Inter. Aliás, acho que é desta que Mourinho alcançará o título europeu novamente. O Inter não tem um futebol tão vistoso e espectacular como o Barcelona ou o Manchester United, por exemplo, mas é uma formação configurada para ganhar, nem que seja por meio a zero, como se costuma dizer.

José Lemos disse...

Bruno,
obrigado! também sigo e aprecio o seu trabalho, sei que é reconhecidamente portista e portanto fico contente com o seu comentário!

Quanto aos jogos, com recurso a um esquema meu já comum nestes confrontos simultâneos, segui os dois ao mesmo tempo, vendo depois as partidas completas (gravados) com mais atenção.

Ontem, o Manchester United demonstrou claramente que é mais equipa que o Inter.
Apesar disso, não conseguiu materializar a sua superioridade e pese embora o facto de continuar a achar favorita a equipa de Ferguson, sei que o Inter vai sentir-se como peixe na água em Old Trafford.
O suficiente para travar a avalanche ofensiva do Manchester? Vamos ver.

cumprimentos

dragao vila pouca disse...

Desculpe lá, mas não percebi onde está a insensatez, nem me interessa rigorosamente nada, o que você achava ou deixava de achar. Como é óbvio, você pode falar do que quiser e sobre isso eu não tenho que interferir. Agora, como eu às vezes comentava e ia deixar de comentar, podia "desaparecer" e não dizer nada ou podia, como fiz, dizer-lhe o porquê. Pelos vistos fiz mal...

José Lemos disse...

Repare, você conseguiu dar a resposta à sua questão existencial no seu próprio comentário. Ora vejamos, se não lhe interessa rigorosamente nada o que eu achava ou deixava de achar, porque é que a mim interessaria que você comente ou deixe de comentar??
Não se tenha em tão boa conta.

Até lhe agradeço. Não aprecio gastar teclado a responder a comentários facciosos.

Colocar clubismos à frente de futebol, não censuro. É natural, futebol é paixão, paixão é irracional..Por aí.

Pior é quando nos deixamos toldar por regionalismos, manias de perseguição e 'nós contra o mundo'. Vá lá que não são muitos assim.
E não encare este último parágrafo como resposta directa a si. É só um recado pra quem cá vier.

José Lemos disse...

Peço desculpa. Já percebi o seu comentário.
Sinceramente não sabia que tinha um blog, mas dei lá um pulinho e vi lá o post onde fala de uma pretensa cabala persecutória ao FCP por parte de uma série (bem extensa) de jornalistas e comentadores.

Provavelmente quando aqui chegou, entusiasmou-se e deixou-se levar na onda.

Digo-lhe: é de facto pra mim uma honra 'fazer parte do mesmo saco' de homens como Carlos Daniel, Luis Freitas Lobo, Bruno Prata ou Pedro Pinto.
Mas desengane-se, longe de mim 'destilar anti-portismo'. E desconfio que eles também não.

Passe bem.

dragao vila pouca disse...

«Digo-lhe: é de facto pra mim uma honra 'fazer parte do mesmo saco' de homens como Carlos Daniel, Luis Freitas Lobo, Bruno Prata ou Pedro Pinto.»

Meu caro, para mim essas pessoas existem...você...quem é?
Não gaste mais teclado comigo que eu também não vou gastar consigo.

José Lemos disse...

Já bastava não perceber o texto, também teve dificuldades em perceber o comentário. Mas mentiria se lhe dissesse que não esperava essa resposta da sua parte.

De certeza que na sua mente, serei tal como eles, um destilador de anti portismo. Foi nesse sentido que falei. Mas não me espanta que não tenha atingido.

De resto, obviamente que jornalisticamente falando não sou ninguém comparado com qualquer um deles.
Ah! Mas também não sou jornalista.
Parecenças? Tal como eles não sou faccioso.

Quanto a você parabens. Um mérito dou-lhe (o único): o facto de ter conseguido fazer uma coisa que eu nunca quis - uma troca de palavras no Futebol Total, com pouco futebol ao barulho.
Mas foi a última.

Bruno Pinto disse...

Há coisas magníficas. E o Dragão Vila Pouca quem é para entrar num blog alheio e criticar o seu autor, porque ele fez um post acerca do Inter-Manchester United e ele queria ver um sobre o Atlético Madrid-FC Porto? É quem o Vila Pouca? Alguém importante? Alguém que percebe algo de futebol? Esta gentinha não se enxerga???

José Lemos disse...

Bruno,
vamos dar importância ao que vale a pena.

Falemos de futebol, que é pra isso que o blog nasceu.
Falar de futebol com quem gosta de futebol, e acima de tudo, com que o sabe ver.
Continua a passar que, pelo que vejo, certamente vou apreciar 'discutir' contigo.

abraço