Quanto tempo mais Renteria?

à(s) 05:52

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009



Penso no Braga x Standard Liége. Rapidamente me vem à memória o golo fantástico de um colombiano, que alterou as coordenadas de um jogo que demonstrou um Braga fortíssimo e um Standard Liége demasiado dependente de Defour (e abaixo das minhas expectativas).

Boa recepção, um toque para o lado a desviar do defesa, cabeça levantada, remate de antologia. Arrisco a dizer, não seria qualquer jogador a fazer aquele golo. Escrevi no Futebol Total, a 12 de Novembro 'A propósito do colombiano, é certo que os avançados vivem de golos, e ele sabe-os falhar como ninguém. Mas num esquema táctico de dois avançados, é um jogador imprescindível. Pelo perigo que constrói, pelos espaços que cria, pelos desequilíbrios que causa. Mesmo que tenha tendência para enervar os adeptos. Mas Jorge Jesus sabe o jogador que tem'

A verdade é que cada vez mais se confirma como um bom jogador. E golos, a lacuna principal que muitos lhe apontam, tem-os feito. Portanto, cada vez menos espaço para críticas e interrogações à sua volta. Só não lhe peçam para jogar em cunha entre os centrais. Ou para marcar golos decisivos, porque me parece ainda lhe faltar alguma maturidade e solidez psicológica. Mas Jesus tem trabalhado esse aspecto. Renteria aparece cada vez mais confiante e as bolas na rede têm ajudado.

Enfim, desde que se perceba o seu futebol, é fácil considerá-lo um dos bons avançados do campeonato. Um pormenor importante: os seus 23 anos e a evolução no seu jogo, desde que vestiu pela primeira vez a camisola do Porto. Por isso a pergunta: quanto tempo mais é preciso para te compreenderem Renteria?


Notas:_ o 18 do Braga foi apenas um dos destaques individuais (Aguiar, Alan, João Pereira foram outros), de mais uma fantástica exibição colectiva de uma equipa que, quase de forma rara no futebol moderno, apresenta intensidade, grande futebol e resultados.
A pedido do Vila Real Sport, deixo um apelo sobre a forma de hiperligação, no sentido de continuarmos a demonstrar porque é que os portugueses são um povo solidário. A estória de Ernesto, merece indiscutivelmente, um olhar atento.

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Hulk e Renteria na frente, com Lisandro mais atrás, num sistema 4x4x2 losango, em que Fernando será o vertice mais recuado, Rodríguez ficará com a esquerda e Lucho com a direita, pode dar brado.Ah, mas terá de ser com outro Mister.

Um abraço

José Lemos disse...

dragao vila pouca,
em relação ao mister, parece-me que na próxima época Porto, Braga e Sporting vão andar embrenhados nos nomes de Azenha, Jesus e Paulo Bento! penso eu, ressalvo...

quanto à táctica, não me parece que Lisandro consiga ser um vértice ofensivo de grande qualidade. Além disso, 'perder-se-ia' um grande avançado.
E Lucho, não deve fazer parte da equação para 2009/2010.

Mas isto são tudo palpites.


abraço

Anónimo disse...

Quem será o treinador do Porto a próxima época?

Já se diz que o Jesualdo fica mais um ano e depois vem treinador um estrangeiro,c´est la vi.....

Já se diz que o JJ tem um acordo de 2anos com o Porto(gostava).

Já se diz à muito que será o Bento(vejo isto com pouca tranquilidade).

José Lemos disse...

A essa só o Antero Henrique e o Pinto da Costa lhe respondem.

Mas a mim parece-me que o ciclo de Jesualdo Ferreira vai terminar, e que Azenha e Jesus estão na primeira linha da 'sucessão'.
E Paulo Bento ou um tal estrangeiro, numa segunda.