O que eu espero do clássico

à(s) 01:52

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Emoção, suspiros por golos falhados ou passes mal efectuados. Nervos à flor da pele, gritos de golo. Apoio às equipas, jogando num relvado que espero, não seja afectado pelo mau tempo.
E que permita às equipas lá explanar todo o seu futebol, o seu estado de espírito, tudo o que aprenderam até Fevereiro, a sua evolução. Os seus pontos fortes, e mesmo os fracos, para que possam ser explorados com mestria pelo adversário.

Tal e qual um jogo de xadrez, aproveitando cada passo em falso do rival para construir o cheque-mate. No banco, a comandar as equipas, dois rostos, duas 'escolas', duas gerações. No relvado duas equipas diferentes. Mas que têm um ponto comum: a mestria do contra-ataque, da transição ofensiva rápida. Nesse aspecto, vantagem para o Benfica, porque mesmo estando o Porto em primeiro, será a equipa de Jesualdo, por jogar perante o seu público, a assumir as maiores despesas do jogo. Ainda assim, nada nos diz qual será a mais eficaz. Até porque uma maior predisposição mental, ou até um pormenor (como a escorregadela de Terry em Moscovo) faz a diferença. Mas sabemos da força do Porto em casa, principalmente em clássicos.
Depois, os duelos individuais, os 'acasalamentos'. Hulk e David Luiz (o primeiro deverá jogar mais na ala), Suazo (se estiver em condições) e Rolando, Fernando e Aimar, Lucho e Katsouranis. E principalmente dois ou três que até podem ser mais decisivos, a desequilibrar na ala Reyes vs Fucile e o duelo uruguaio Rodriguez vs Maxi, e na luta pelo controlo das operações, luta de grande intensidade no centro do terreno Yebda vs Raul Meireles.
Até mesmo uma solução vinda do banco, seja Mariano, Farías, Tomás Costa ou Guarín, Di Maria, Cardozo, Carlos Martins ou Nuno Gomes.

Ou então nada resultar e o jogo acabar como o tempo, cinzento, num 0x0. Pessoalmente não acredito. Previsões no futebol são perigosas. A bola é traiçoeira. Mas num Dragão que se espera lotado, espero equilíbrio e muitos golos. 2x1, 1x2, 2x3, 3x2 ou 2x2. Algo que ando à volta disto. Por alguma debilidade defensiva do Porto, alguma debilidade entre linhas no Benfica, e principalmente, pela qualidade ofensiva dos elementos de ambas as equipas, os ditos desequilibradores. Posso-me enganar, mas espero que não. Eram sem dúvida 90 minutos muito bem passados.

5 comentários:

futeboldatreta disse...

vai dar empate!

Vai ser um jogo, onde sobretudo ninguem vai querer perder. E geralmente quando assim é, acaba em 0-0.

Se ouver um golito, será num canto ou num livre.

cumprimetos

José Lemos disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

José Lemos disse...

Hélio,
o futebol oferece-nos muitas possibilidades. Essa é mais uma.

Embora eu pessoalmente não acredite! Nada como esperar por Domingo.

abraço

José Carlos Leitão disse...

Se o Pedro Proença não tiver muitos casos já um bom classico lol!
Segundo diz a tradição ganha sempre quem está pior.. mas eles tão quase iguais, que estou como o Hélio em Cima vai dar empate.

abraço

José Lemos disse...

José C. Leitão,
desde que haja tranquilidade à sua volta, acredito que faça uma boa arbitragem.

Quanto ao 0x0, espero mesmo que não.

abraço