A convocatória de Queirós

à(s) 19:58

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


Primeiro ponto que quero ressalvar: apesar de tudo, dos resultados, de algumas opções, continuo a acreditar no método e na capacidade de Carlos Queirós (e dos nossos jogadores!) para levar a Selecção de Portugal ao Mundial e na equipa nacional, desenvolver um bom trabalho. Mas continuo com dificuldades em perceber algumas opções. Se de Scolari se dizia que não priveligiava o mérito (prestação nos clubes), preferindo contar quase sempre com os mesmos, de Queiróz quase pode afirmar-se o contrário, por vezes de forma algo 'exagerada'.

Começo por estranhar a convocatória dos Guarda-redes. Embora não alinhe por algumas críticas que tenho visto em relação à ausência de Beto. Não tenho dúvidas que seja um excelente guardião. Mas apesar de tudo considero Eduardo melhor. E o principal merecedor do posto de titular da nossa baliza. Em relação ao suplente, não me parece que Daniel Fernandes seja uma boa opção. Para o Mundial 2010, são convocados três guardiões, sendo habitualmente o terceiro, uma opção de futuro, no sentido de preparar uma sucessão. Nessa perspectiva e actualmente, Fernandes discutirá essa vaga com Rui Patrício. Assim, parece-me que a opção por Quim, mantendo a confiança no seu trabalho, seria importante numa fase em que o jogador dela precisa. Até porque, não haja dúvidas, Quim é um bom guarda-redes que brevemente, seja no Benfica ou noutro clube, voltará a jogar.
E se como argumento podemos utilizar a não titularidade de Quim no clube, facilmente chegamos a Paulo Ferreira. Apesar de não discutir a sua chamada. É reconhecidamente um jogador de equipa. E uma opção útil para o lado esquerdo. Onde Queirós continua a fazer muitos testes, inserindo-se nessa facto a chamada de Gonçalo Brandão, um jovem bom jogador português, que pode ser uma opção interessante, até pela sua cultura defensiva (o nosso lateral direito, seja Miguel ou Bosingwa terá sempre um grande balanceamento ofensivo). Quem não deve estar muito contente é Cesar Peixoto, jogador que foi riscado da convocatória, após ter a oportunidade de jogar 10 (?!) minutos em Brasília, quando já éramos goleados.

Na zona central do meio-campo, continua a faltar um número 6. Sendo um jogo particular, parecia-me importante uma de duas opções: se Paulo Assunção já pode ser chamado, e me parece que futuramente o será, seria interessante a sua chamada para jogar com a Finlândia. Ou em alternativa, Miguel Veloso, numa perspectiva de recuperação, porque indiscutivelmente o jovem jogador do Sporting tem talento. Apesar de ser uma chamada de risco.
O mesmo perspectivo para a extrema. Não sou um apreciador de Duda, não me parece jogador para a nossa Selecção. Considero-o uma espécie de Luís Boa Morte, não tendo dúvidas que a sua chamada é também por ser esquerdino. Mas Portugal tem dos melhores extremos do Mundo, e uma vez que Simão está lesionado, deveria ser Quaresma o chamado para acompanhar Ronaldo e Nani, praticamente na mesma perspectiva de Veloso.

No restante, nota positiva para as chamadas de Eliseu e de Orlando Sá (será importante observar este jovem ponta de lança), continuando longe de compreender a continuada ausência de Nuno Gomes. Quer a nível de balneário, quer a nível de qualidade dentro das quatro linhas. Vamos esperar pelo próximo jogo oficial de Portugal, para perceber melhor as ideias de Carlos Queirós.

7 comentários:

antonio boronha disse...

a convocatória para a selecção nacional constitui uma área onde raramente...tenho certezas.
o que diz não me parece de todo desconchavado.
abraço

José Lemos disse...

AB,
eu também não tenho certezas. Longe disso!
Mas convicções, pelo menos algumas são bastante diferentes das de Queirós. Ou das suas certezas.

abraço

Anónimo disse...

Concordo practicamente com tudo, mas em relação ao Paulo Ferreira não podia discordar mais.

Abraço

José Lemos disse...

Axadrezado,
não leve a mal, mas...ainda bem! Uma das coisas boas do futebol é podermos discordar.


No meu ponto de vista, Paulo Ferreira era um daqueles jogadores que gostava de ter no plantel. Humilde, parece não criar barulhos quando não joga (ao contrário de muitos).
Depois, jogando, pode fazer as duas posições na lateral. Á direita, mesmo não estando ao nível de Bosingwa e talvez nem de Miguel (apesar de ser ligeiramente mais forte defensivamente), é um bom jogador.

Á esquerda, não é um Patrice Evra, mas pode tapar alguns buracos. E não temos ninguém para jogar nessa posição, que seja reconhecidamente, e de longe, melhor do que ele.

abraço

Anónimo disse...

Ele a jogar na direita não é de todo mau, mas na esquerda é na minha opinião um buraco, viu-se contra a Alemanha e principalmente contra o Brasil.

Eu preferia ter a defesa esquerdo uma jogador que nem atacasse, que tivesse como unico objectivo não deixar passar nada naquele lado.

José Lemos disse...

Gonçalo Brandão foi chamado nessa perspectiva. Vamos ver.

Quanto ao jogo com o Brasil, fosse o mal apenas vindo de Paulo Ferreira.

Anónimo disse...

Foi um dos...numa lista enorme

Abraço