O Algarve está a chegar à Primeira Liga

à(s) 00:57

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Confesso que não tinha visto o Olhanense jogar mais do que duas vezes esta época. De ambas as vezes pude confirmar que a sua liderança isolada na 2ª Liga, não se devia ao acaso. Havia no entanto algo que não pude confirmar, a sua mentalidade, o seu estofo.
Esta 4aF, um jogo na casa do líder do principal campeonato, era uma grande oportunidade para isso. E a turma de Olhão não me desiludiu, antes pelo contrário.

Aos comandados de Jorge Costa, pode apontar-se alguma fragilidade na 2ª parte. Provavelmente fruto de algum desgaste físico, provavelmente alguma imaturidade em pretender alcançar o empate na casa do Benfica, de forma despreocupada. Mas, essencialmente na 1ª metade, a equipa demonstrou boas ideias. Bola no pé, circulação eficaz, rapidez, qualidade técnica. Tudo atributos interessantes que o Olhanense deixou no relvado da Luz. Sem falar da mentalidade positiva imposta no jogo, nunca jogando de forma excessivamente recuada.

A equipa é formada por uma mescla de jogadores com experiência de primeira divisão (por exemplo Rui Duarte, Rui Baião, Toy, Moses ou Guga) e de jovens valores (Stephane, Castro, Cohene, Steven Vitória ou Stephane). Depois tem Djalmir, a sua principal figura, aos 31 anos o melhor marcador da 2ª Liga.
No banco, um treinador claramente de Primeira Liga: Jorge Costa. Tem vindo a construir carreira no banco com a mesma sobriedade com que liderava as defesas. Saber estar, bom discurso, capacidade de liderança, futebol positivo.
Uma menção aos adeptos do Olhanense, que numa 4aF ao final da tarde se deslocaram em peso a Lisboa para apoiar a sua equipa.

Como referi, o Algarve está prestes a regressar à Primeira Liga. Não gosto de tomar partidos no futebol, mas neste caso apetece-me dizer 'venham depressa, estamos à vossa espera'.

4 comentários:

Ricky_cord disse...

Ainda é cedo mas também gostava que o Algarve voltasse a ter um representante na Superliga

Desportubol disse...

O OLhanense tem dos melhores planteis da Liga de Honra com jogadores muito promissores, emprestados pelos grandes, como Ukra, Castro e João Gonçalves.

Anónimo disse...

Equipa muito debil na defesa, e a jogar em linha com defesas muitos lentos, ainda mais em casa dum adversario como benfica, nao e um bom augurio para treinador.

Abraço

Anónimo disse...

Com a equipa arrumadinha que têm e um treinador do "Sistema", ainda tendes dúvidas...??!!