Curtas

à(s) 17:19

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Não tenho podido andar muito tempo por cá desde Domingo, mas entretanto não pouca coisa se tem passado no futebol português.
Principalmente em relação à Taça da Liga e ao Mundial 2018.

Em relação ao último, não tenho qualquer dúvida no que diz respeito às mais valias que pode trazer para o nosso país. Principalmente quando temos três estádios (Alvalade, Dragão e Luz) perfeitamente capacitados para a prova, e mais três opções (Braga, Coimbra e Algarve) muito interessantes, desde que haja reajustamentos, principalmente a nível de lotação. A Madeira, que já tem sido citada, poderia ser uma solução interessante, mas por questões logísticas, não me parece viável.
Depois, são absolutamente inquestionáveis, todos os benefícios que a organização conjunta de um Mundial pode trazer para o nosso país. Quer a nível futebolístico (onde as mais valias seriam imensas), quer a nível turístico, de infra-estruturas, de criação de postos de trabalho. A nível de um estreitamento importante das nossas relações com o país vizinho.
Especialmente quando o investimento, quando comparado com o realizado para o Euro2004 (reconhecidamente um sucesso) seria praticamente nulo.
Obviamente que já todos estamos preparados para os profetas da desgraça (os mesmos que apareceram antes de 2004, mas que depois o tempo faz calar). Mas esta é sem dúvida uma grande notícia para Portugal.
Em relação à posição do Governo, naturalmente que dizer-se que o Mundial 2018 não está no topo das prioridades é acertado, além de dar alguma popularidade entre grande parte da opinião pública. O que convém não esquecer é que o evento apenas acontecerá dentro de 9 anos e meio (onde se espera uma melhor situação económica-financeira), como já referi, sem investimentos de grande monta, e portanto, resta declarar um apoio total, tão importante para o sucesso da candidatura.

Quanto à Taça da Liga, em relação ao modelo da prova, e ao seu enquadramento e apreciação crítica, por concordar a 100%, direcciono-vos para aqui. E para aqui.
Acrescento uma crítica em relação ao distanciamento do F.C.Porto para com esta competição, o que não me parece ser de nenhum modo, benéfico para o sucesso da mesma. A este propósito, também me resta lamentar as posições recentemente tomadas por Rui Moreira, homem que me habituei a admirar, mas que ultimamente parece 'em baixo de forma'.
Em relação às audiências televisivas, um dos principais geradores de receitas, encontram tudo muito bem explicado aqui. Para que não fiquem dúvidas.

No que diz respeito à polemização das meias-finais, é certo que em relação ao mérito desportivo, não haverá dúvidas que seria o Vitória de Guimarães quem deveria marcar presença na próxima fase da prova. Como não também não deve haver dúvidas que o muito badalado goal-average já não é utilizado em futebol, porque não ajuda nada a melhorá-lo. Como também ninguém terá dúvidas que a intenção de quem fez os regulamentos, seria benefeciar aqueles que tivessem melhor diferença de golos.
Mas a verdade é que (chamem-lhe imprecisão, erro, incompetência, ou o que quiserem) o termo 'goal-average' se encontra mencionado no regulamento da prova. E portanto, honestamente, a única posição que deveria ser tomada pela Liga, era a de permitir a passagem do Belenenses em detrimento do Vitória. Mesmo que não fosse (como não era) essa a intenção.
Antes de cavarem ainda mais o seu próprio buraco, os dirigentes da Liga deveriam rever a posição. Mesmo que o Vitória de Guimarães seja desportivamente prejudicado.

Até porque, terá que haver sempre uma margem de tolerância para estas competições recentes. E esta direcção da Liga, ao dar mostras da evolução da sua Taça, da época 0 para a época 1, já provou que tem competência para a fazer melhorar ainda mais. Portanto, revejam lá o erro e dêm a mão à palmatória. A gente compreende.

Termino, com uma referência para os dois blogs (embora haja uma mão cheia deles a tentar puxar mérito para si) que verdadeiramente despoletaram esta situação, a bem da verdade desportiva: Blog do Boronha e Blog da Briosa.

2 comentários:

Futebol disse...

Boa noite,

Só hoje reparei que tinham deixado um comentário no meu blog. Obrigado pelo comentário e por ter adicionado o nosso link, acabei de fazer o esmo com o vosso. Continuação de bom trabalho.

... disse...

A verdade sobre o "goal-average"