A consagração merecida

à(s) 20:07

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Passagem de testemunho

Já aqui tive oportunidade de me pronunciar sobre o que penso em relação às razões pelas quais Cristiano Ronaldo merece indiscutivelmente o galardão de Fifa World Player 2008.

Mesmo que em Portugal ainda haja muito boa gente a escrever, ou a afirmar que o prémio não deveria ser de Cristiano. Principalmente por razões que têm a ver com uma pretensa humildade que lhe dizem faltar.
Mesmo acreditando que quem pensa tais coisas conheça CR7 muito bem, e tenha portanto razão, ainda assim pergunto o que é que a humildade (que não confundamos as coisas, é um atributo de personalidade muito importante) terá a ver com a capacidade futebolística de um jogador. Assim sendo, deveria propor-se à FIFA a atribuição de mais um prémio: aquele que distinga o jogador mais humilde, ou mais afável de 2008.
Se, pelo contrário, quem afirma faltar humildade a Ronaldo tira conclusões com base em algumas atitudes durante os jogos (e consequente carga emocional envolvente) e nem sequer está atento às inúmeras entrevistas dadas pelo português (aconselho a propósito os Incríveis do excelente Daniel Oliveira), então resta-me concordar com alguém, que recentemente afirmou que grande parte dos portugueses, tem muitas dificuldades em reconhecer valor aos seus compatriotas.

Deixando agora estas questões de lado, resumidamente, Ronaldo merece o prémio por aquilo que fez durante toda a época passada. 42 golos em jogos oficiais, vencedor e melhor marcador da Premier League (recentemente considerada a melhor Liga do Mundo), vencedor e melhor marcador da Liga dos Campeões, pulverização de inúmeros títulos individuais. É certo que fez um Europeu abaixo das expectativas, mas convém não esquecer que fez a prova debilitado fisicamente. E convém também não esquecer que foi um dos principais responsáveis pelo apuramento de Portugal para a prova, cotando-se como um dos melhores marcadores da fase de qualificação.

A segunda metade de 2008 é diferente. Até agora tem sido indiscutivelmente de Messi. Provavelmente se a votação fosse hoje, Ronaldo teria mais dificuldades em conquistar o prémio. Mas a votação terminou em Agosto. E mesmo a grande vantagem que Messi tem demonstrado nesta época sobre os demais, não lhe garantem o próximo prémio, até porque as principais decisões são a partir de Abril. No entanto, é indiscutível que o argentino, pela incrível qualidade que tem demonstrado, está já um passo à frente da concorrência.

Em relação aos nomeados, tenho alguma dificuldade em perceber a presença de Kaká no lote. Principalmente porque há dois grandíssimos jogadores, Gerrard e Ibrahimovic, que viram os seus nomes fora desta corrida. E que se arriscam a passar ao lado de uma distinção, que pelo seu nível de jogo, seria mais do que merecida. Um pouco à imagem, num passado recente, de Maldini, Raúl ou Del Piero. O futebol por vezes é injusto. Mas 2008/2009 ainda está a meio e daqui a um ano cá estaremos. Entretanto, 'show must go on'.

Quanto a Cristiano Ronaldo, o nosso orgulho, mais uma vez: Obrigado e Parabéns!

2 comentários:

Anónimo disse...

na minha opiniao, o ronaldo ganhou bem este premio! nao ha discussao possivel
quem marca 31 golos no campeonato ingles e 8 na liga dos campeoes acabando por vencer estas duas competiçoes

mas ja 2009...vai ser uma historia diferente, messi tem estado muito bem

Miguel Nunes disse...

Maldini, Raul e Del Piero... q jogadores......

Messi tem talento para vencer 2 ou 3 x o prémio