Jornada 9

à(s) 01:21

segunda-feira, 24 de novembro de 2008



Para ilustrar este post, escolho o vídeo do primeiro golo do Benfica. Não porque seja um golo extraordinário, mas, sendo ainda assim um golo interessante, porque ilustra da melhor forma possível o que é Nuno Gomes enquanto jogador. Aliás, os seus fiés detractores, deviam atentar também no golo de Sidnei, a semana passada contra o Estrela da Amadora. E a propósito, Carlos Queirós também. Não que Nuno Gomes seja um goleador furtivo, até porque o passar dos anos alterou as suas características enquanto jogador, mas porque joga e faz jogar. E quando se discute tanto Ronaldo na Selecção, penso que o melhor Ronaldo, o Ronaldo goleador, tem em Nuno Gomes um aliado de peso. Um, dois toques, tabelinha, arrasta a marcação, abre o espaço, Ronaldo aparece e marca. Não sendo obviamente tão simples assim, passará por aí.

Fazendo agora, jus ao título, esta jornada não produziu mudanças significativas na tabela. Os cada vez mais heroícos Leixonenses, conquistaram uma vitória muitíssimo importante no difícil terreno do vizinho Rio Ave. Antes do jogo acreditava que esta pudesse ser uma partida bem mais difícil do que os jogos com Benfica, Porto e Sporting, no entanto o Leixões conseguiu bem, a sua quinta vitória fora no campeonato, e é cada vez mais uma certeza deste campeonato.
Quem também é cada vez mais uma certeza, é o Benfica de Quique Flores. Visitando a equipa da Académica, invencível em casa há cerca de um ano, e com uma mini-revolução na equipa, o Benfica venceu e convenceu, consolidando a candidatura ao título. Não será à toa que é a única equipa europeia, imbatível domesticamente.
Quem também deixou uma boa imagem foi o Sporting que mesmo reduzido a nove elementos, conseguiu vencer no terreno da Naval. Nota para a excelente jogada do primeiro golo dos leões, para a incapacidade do Naval em criar oportunidades mesmo com mais dois homens e para as expulsões recorrentes de Derlei e Caneira. No final ficou o espírito do grupo, até porque é lugar comum dizer-se, que vitórias como esta, são um contributo muito importante para a união.

De resto nada de novo. Nacional mantém a boa campanha e ajudou a complicar a vida do Trofense, Marítimo e Braga num "duelo europeu" empataram sem golos num jogo pobre, e Cajuda parece ter razão quando afirmou que vai sofrer muito até Janeiro. O Vitória não conseguiu melhor do que um empate a zeros em casa, frente ao Paços de Ferreira do competente Paulo Sérgio.
Para hoje, Vitória de Setúbal x Belenenses.

0 comentários: