Regresso da Liga

à(s) 00:24

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009



Da primeira jornada de 2009, o principal foco de destaque é a primeira derrota do Benfica no campeonato. A partir de agora, pode dizer-se que Quique Flores viu gorado o crédito que foi granjeando e vai começar a ser posto em questão, por debilidades que a equipa tem apresentado. A propósito deste tema, é curiosa a consonância nas declarações de Jesualdo Ferreira (em entrevista ao Jogo) e do seu ex-adjunto Carlos Azenha (actualmente comentador residente do Domingo Desportivo). Na Luz começa a constatar-se que o plantel talvez não seja tão forte como se dizia, e na baliza (apesar de Quim ainda ser o melhor, e acredito que a melhor solução dentro do plantel), na lateral esquerda da defesa e na zona central do meio-campo são detectadas carências importantes.
O Porto obteve uma vitória importante mas muito difícil na Choupana, perante o Nacional. No entanto continua a apresentar carências defensivas pouco habituais, e beneficia, em comparação com o Benfica, de uma subida de forma de algumas das suas principais figuras (particularmente Lisandro, Hulk e Rodriguez, o trio da frente). Aliás, o vídeo (este golo não podia passar em claro) assinala não só a brilhante execução de Rodriguez, mas toda a jogada.
O Sporting mantém o seu caminho compassado, tranquilo e sem grandes alaridos, o que numa prova de regularidade, o coloca como forte candidato ao título, e venceu no Bonfim, com facilidade, por 2x0.

No mais, agora na virada do ano, destaque para o que se prevê um campeonato muito disputado, e partido em dois. Os actuais primeiros oito classificados (Porto, Benfica, Sporting, Leixões, Braga, Marítimo, Nacional e Vitória de Guimarães) na luta pela Europa. Os restantes (Estrela da Amadora, Académica, Naval, Paços de Ferreira, Trofense, surpreendentemente Vitória de Setúbal, Rio Ave e Belenenses) na luta pela despromoção.

0 comentários: